Notícias

Detergente Ecológico e Caseiro

Detergente Ecológico e Caseiro

Sabe aquele óleo de cozinha usado, que não tem serventia para você utilizar na preparação de alimentos?

Muitas pessoas, por falta de informação descartam o óleo usado de maneira incorreta e acabam prejudicando e danificando o bom funcionamento dos canos além de prejudicar e muito o meio ambiente, poluindo a água.

Quando o óleo de cozinha é descartado diretamente na pia da sua cozinha ele vai para o esgoto e contamina os mananciais, além de entupir as caixas de gordura (nesse caso, chame a Suprematec Bauru) de residências e estabelecimentos comerciais, causando prejuízos não só para o meio ambiente, como também, para o bolso.

Que tal aprender uma receita caseira e ecológica?

A dica é o detergente ecológico e caseiro, super eficiente e você pode prepara-lo com o óleo usado ao invés de descarta-lo.

Vamos aprender? Confira a receita completa abaixo:

Ingredientes

1 litro de óleo de cozinha usado;
130 gramas de soda cáustica (pureza mínima: 97%);
140 ml de água (para diluição da soda cáustica);
30 ml de vinagre;
100 ml de álcool;
4 litros de água.

Materiais necessários

Colher de pau;
Balde;
Peneira;
Panela;
Recipientes para armazenamento do sabão;
Luvas;
Óculos de proteção.

Extras (opcional) – Caso queira deixar seu sabão com cor e fragrância.

40 gramas de corante;
40 ml de óleos essenciais.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, coloque a máscara, as luvas e o óculos de proteção. A soda cáustica é altamente corrosiva e deve ser manuseada com muito cuidado. Vamos ao passo a passo:
Esquente a água até que ela fique morna. Feito isso, despeje-a em um balde e coloque a soda cáustica no mesmo recipiente lentamente. Nunca adicione água sobre a soda! Pode provocar uma reação forte e causar acidentes;
Mexa com a colher de pau até diluir. Faça isso longe do fogo;
Depois de retirar as impurezas do óleo (é possível fazer isso com uma peneira), esquente-o um pouco (a uma temperatura próxima a 40°C) e adicione-o ao balde que será utilizado para colocar todos os demais ingredientes. Em seguida, insira a soda bem lentamente, em pequenas porções e misturando continuamente. Esse cuidado aumenta a sua segurança, pois a reação com a soda cáustica libera muito calor;
Misture por 20 minutos, e enquanto isso, prepare uma panela com 4 litros de água fervendo. Quando a massa estiver homogênea e mais consistente, coloque-a na panela com água aos poucos e continue misturando. Desligue o fogo, adicione o álcool e o vinagre. Acenda o fogo novamente e mexa. Caso queira, nessa etapa, pode-se adicionar os ingredientes extras como corantes e os óleos essenciais;
Misture por mais cinco minutos e desligue o fogo. Deixe esfriar por um dia. Após esfriar, despeje no recipiente final.
Finalizado o processo, é possível medir o pH do sabão. Utilize um papel tornassol, ou ainda, faça você mesmo um medidor de pH caseiro.
Pronto! Vamos juntos ajudar o meio ambiente e ainda economizar!
A Desentupidora Suprematec Bauru apoia toda ação em prol ao meio ambiente!

Fonte: Receita do Sabão Ecológico
http://bit.ly/2pjbHnI

WhatsApp