Notícias

Como identificar vazamentos de água?

Como identificar vazamentos de água?

Um buraco de apenas 2 milímetros no encanamento pode fazer você desperdiçar 3,2 mil litros de água em um só dia!

A Desentupidora Suprematec tem algumas dicas para você não desperdiçar água. Confira alguns testes:

Relógio de Água
Para a realização desse teste, deixe todos os registros abertos, feche bem as torneiras, desligue todos os aparelhos que utilizam água e não utilize mangueiras, sanitários ou gaste qualquer quantidade de água. Vá até o hidrômetro (relógio de água) e anote o número ou marque a posição do ponteiro maior. Depois de 60min, verifique se o número mudou ou se houve movimentação no ponteiro. Caso isso tenha ocorrido, provavelmente há um vazamento.

Canos alimentados pela rede
Para realizar este teste: feche os registros da parede. É necessário que você abra uma torneira que seja alimentada diretamente pela rede (pode ser a do tanque, por exemplo) e esperar a água parar de sair. Logo em seguida, coloque um copo cheio de água no bucal da torneira. Caso o volume de água do copo diminua, é provável que exista um vazamento no cano alimentado diretamente pela rede.

Canos alimentados pela caixa d’água
Para este teste: bem como no primeiro passo, feche todas as torneiras da casa e não utilize água. Feche bem a torneira de boia da caixa, impedindo a entrada de água. Marque o nível da água na caixa e verifique, após pelo menos uma hora, se ele está mais baixo. Caso esteja, é sinal de vazamento na canalização ou nos sanitários alimentados pela caixa d’água.

Reservatórios subterrâneos de edifícios
Fechar o registro de saída do reservatório do subsolo e a torneira da boia. Marcar no reservatório o nível da água e, após pelo menos uma hora, verificar se ele abaixou. Se isso ocorreu, há vazamento nas paredes do reservatório ou nas tubulações.

Torneiras
Se a torneira estiver pingando enquanto fecha, o vazamento é certo. Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês.

Vaso Sanitário
Depois de fazer um cafézinho, faça o teste: jogue a borra do café no vaso sanitário. Se não houver vazamento, a borra ficará depositada no fundo do vaso. Caso contrário, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga. Se a sua saída da descarga for para trás (na direção da parede), você deve fazer o teste esvaziando a água anteriormente. Se a bacia voltar a acumular água, há vazamento.


Identificou um vazamento? Chame agora a Suprematec!

Saiba mais sobre nosso serviço de caça vazamento ou sobre nosso serviço de encanador profissional.
Faça seu orçamento! Atendimento 24h por dia, 7 dias da semana.
Ligue (14) 3276-1321 | (14) 99696-6816 e solicite seu atendimento.

– Equipe Suprematec

WhatsAppWhatsApp